segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cateterismo Cardíaco



         Hoje em dia muitos pacientes tem necessidade de se submeter a um exame cardiológico invasivo que é o cateterismo cardíaco. Na sua forma mais comum, esse exame tem seu nome correto de cineangiocoronariografia e serve para avaliar as coronárias, que são as artérias que alimentam o coração, avaliando se existe alguma obstrução coronariana que possa levar o paciente a ter um infarto do miocárdio.
      Nesse exame o médico introduz um cateter que pode entrar pela reguião inguinal (virilha) ou pelo braço acessando as artérias femoral ou radial respectivamente e vai até o coração. Lá é realizada a injeção de contraste iodado que "desenha" a anatomia coronariana e aí é avaliada a existência de obstruções e alterações anatômicas dos vasos.
            No que diz respeito a doença das coronárias, o cateterismo pode apontar para quatro direções:

1 – coronárias normais ou com doença leve que não necessitam de nenhuma interveção;
2 – coronárias com obstruções única ou poucas que podem ser resolvidas por angioplastia (forma de tratamento também por cateter), sem necessidade de cirurgia;
3 – lesões múltiplas e graves que necessitam de cirurgia de revascularização (usualmente chamadas de "pontes", normalmente usando a veia safena ou artéria "mamária".);
4 – lesões graves em vasos muito doentes ou num coração que não adianta mais abordar, opta-se então por não abordar pela ausência de benefício.

            O cateterismo é hoje um exame bastante seguro, com um índice muito pequeno de complicações. Essas podem acontecer pela passagem do cateter em si como pelo uso do contraste iodado, sendo as reações alérgicas um fator importante e também a toxicidade para o rim. Tanto um quanto o outro tem formas de serem evitados ou pelo menos minimizados e na existência de quadro conhecido, o médico deve avaliar o risco e o benefício da realização do cateterismo.

4 comentários:

  1. Tive que submeter esse exame há 3 anos atrás...
    Passei mau um dia anterior com muita dor e ao chegar no hospital quase 24 horas depois realizei o eletro que não deu nada. Então, o medico fez exame de sangue que acusou nas minhas enzimas uma alteração.
    Bom, enfartei! Mas como meus antecedentes e meus exames anteriores não justificavam tal acontecimento me submeti ao cateterismo como forma de verificar/comprovar se realmente eu havia enfartado. Foi comprovado!
    Sei que é um exame que além de avaliar se houve uma obstrução pode também durante o exame desobstruir as coronárias. Estou certa, doutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer sim Tuca, mas quando a obstrução é causada por uma placa de gordura, isso é praticamente impossível de acontecer.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Meu pai, que tem 82 anos fez um cateterismo recentemente e foi constatado uma obstrução, então fez angioplastia e colocou stents e está tomando anticoagulantes.Ele terá que tomá-los para sempre?Muito obrigado.Élcio Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A decisão do tempo que a terapia anticoagulante ou antiplaquetária permanecerá após a angioplastia com stents depende de cada caso. Alguns fatores que interferem são: se os stents foram comuns ou farmacológico (com drogas), se o paciente é diabético ou não e qual vaso foi abordado e a complexidade da lesão. Ou seja, é caso a caso.
      Obrigado Élcio!

      Excluir