domingo, 3 de fevereiro de 2013

Apneia do Sono



              Apneia  do sono é um sério distúrbio onde a respiração para ou diminui bastante durante o sono e cada pausa pode ser de 10 a 20 segundos ou mais e essas pausas podem ocorrer 20 a 30 vezes por hora ou mais.
           A forma mais comum é a apneia obstrutiva do sono e, quando ocorre, a quantidade de oxigênio no sangue cai até a respiração normal ser restaurada normalmente de forma sonora e ruidosa. Uma característica comum da apneia do sono é o ronco alto, porém nem todos que roncam tem apneia do sono.
            Quando a respiração é mais severa, sua qualidade de sono piora e o paciente normalmente fica sonolento durante o dia. A apneia do sono está relacionada a hipertensão arterial, problemas cardíacos, além de aumentar a incidência de acidentes de trânsito e de trabalho pela sonolência que acomete. É mandatório procurar o tratamento adequado.

Alguns fatores de risco são:

·         A mandíbula inferior que é curta em comparação com o maxilar superior (retrognatismo).
·         Certas formas do palato ou de vias aéreas que causam estreitamento da passagem do ar.
·         Amígdalas e adenóides grandes em crianças que podem bloquear as vias aéreas.
·         Pescoço grande ou tamanho do colarinho (17 polegadas ou mais em homens e 16 polegadas ou mais em mulheres).
·         Língua grande, que pode cair para trás e bloquear as vias respiratórias
·         Obesidade.

   O diagnóstico é confirmado por um exame chamado polissonografia e o tratamento pode incluir desde medidas mais simples como evitar álcool ou sedativos antes de dormir, perda de peso (esses usualmente suficientes em apneias leves a moderadas), uso de dispositivos odontológicos, até cirurgias para correção de alterações anatômicas causadoras de apneia (desvio de septo, adenoides, retrognatismo) e o uso de um aparelho chamado CPAP que hoje é a primeira linha de tratamento da apneia severa. Este aparelho faz com que o ar seja respirado sob pressão contínua através de uma máscara facial que não permite o fechamento das vias respiratórias durante  o sono.




Procure seu médico!

8 comentários:

  1. Importante lembrar que crianças também têm Apneia do sono e que, em alguns casos, compromete inclusive seu desenvolvimento físico e cognitivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrança importantíssima! Obrigado pela participação!

      Excluir
  2. O que é retrognatismo?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. É a pessoa que tem o maxilar inferior muito curto, o famoso "queixo pra dentro". Um caso famoso no Brasil era o do sambista Noel Rosa, se você buscar imagens dele na internet, você verá bem exemplificado como é o queixo de quem tem retrognatismo. Obrigado

      Excluir
  3. Além de noites mal dormidas há outros riscos?Pode uma pessoa morrer disso? Elyane/rj

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Da apneia em si é muito difícil, porém como a concentração de oxigênio no sangue cai e o organismo reage, a pressão sobe, a frequência cardíaca sobe e se a pessoa tiver uma complicação cardiológica, ela pode ter problemas sim. Obrigado!

      Excluir
  4. A pouco tempo, fui chamado pela colega da limpeza pois o paciente estava passando mal, quando cheguei no quarto, visualizei um paciente com a face pálida, lábios roxos, imaginei que estivesse com uma parada respiratória, imediatamente chamei ajuda e fui abordar o paciente, quando o chamei pelo nome ele me respondeu é a minha apneia... excelente texto, muito explicativo... parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Saulo! É um caso exemplar de apneia severa. É muito importante que os pacientes portadores procurem o tratamento adequado.

      Excluir