quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pneumonias



            Pneumonias são infecções dos pulmões e são causadas por bactérias, vírus ou fungos. Também pode se ter uma inflamação dos pulmões causadas por inalação de agente químico e, por não haver infecção por microorganismos, é chamada comumente de pneumonite química. Podem ser leves podendo ser tratadas em regime ambulatorial com antibióticos orais e outras medidas com o paciente em casa ou podem ser mais graves, exigindo antibioticoterapia venosa, internação e, nos casos ainda mais graves, pode chegar a necessitar de internação em terapia intensiva (CTI), com o uso de respiradores por insuficiência respiratória, sepse, podendo culminar com o óbito.
            As pneumonias acometem todas as fases da vida das pessoas, de bebês recém nascidos aos idosos em idade muito avançada. Variam assim, como a idade, em agente causador. É importante ter um bom relato clínico do paciente pois, de acordo com a condição prévia do paciente , os agentes causadores podem variar e, dessa forma, a escolha do esquema de tratamento também.
Os idosos fazem parte de uma população particularmente susceptível à pneumonia e os fatores de risco incluem, além da idade avançada, a pouca mobilidade, o fato de estar acamado ou não, dificuldades de deglutição dos alimentos, doenças pulmonares e neurológicas, se existirem. Nesses pacientes, a dificuldade de deglutição e a perda progressiva de um reflexo de tosse eficaz, pode fazer com que conteúdo da boca (alimentos ou saliva), que são extremamente colonizados por bactérias, caiam na traquéia e sejam aspirados até os pulmões, favorecendo assim o desenvolvimento de pneumonias. É importante a procura de um profissional de saúde se perceber no idoso engasgos frequentes, tosse persistente, presença de secreção respiratória (catarro) ou se este existe cronicamente, se ele se modificar em seu aspecto (mudança de cor, consistência, etc.) e alterações do quadro geral do paciente.
A pneumonia consiste numa das principais causas de mortalidade principalmente em idosos, deve ser combatida com veemência e rapidez para que se evitem as complicações. Outro fator importante a ser evitado no idoso são as quedas, elas muitas vezes levam a fraturas devido aos ossos mais frágeis pela osteoporose e deixam o idoso acamado por vezes para sempre. A pneumonia se torna uma causa de mortalidade ainda mais frequente nesse grupo.
Usuários de drogas, alcoólicos, portadores de condições que levam a comprometimento do sistema imunológico (como câncer e portadores do vírus HIV) também estão particularmente susceptíveis às pneumonias. 
            Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Esta deve ser a finalidade da Internet, INFORMAR coisas úteis. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa é a finalidade mesmo! O grande prazer é perceber que posso ajudar de alguma forma!
      Obrigado!

      Excluir