domingo, 17 de fevereiro de 2013

Você toma remédio para o colesterol?



            Classe de remédio amplamente usada pelo mundo afora, os remédios para abaixar o colesterol, conhecidos como estatinas (sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, pravastatina e lovastatina), são comumente contestados pelos pacientes à partir do momento que as taxas se normalizam. A pergunta: "preciso continuar tomando?" vem rapidamente e por vezes o paciente não compreende os motivos de se continuar tal terapêutica.
            Em primeiro lugar, a decisão de iniciar e/ou continuar uma estatina  não depende apenas do valor do colesterol do paciente, mas também do patamar de risco onde ele se encontra. Para exemplificar: um paciente jovem, sem nenhum outro problema de saúde, que apresenta colesterol elevado de forma leve a moderada, pode ser tratado inicialmente com dieta e atividade física. Caso não se consiga o êxito desejado, inicia-se o remédio após uma reavaliação alguns meses depois. Porém um paciente hipertenso, diabético, com colesterol elevado e já tendo documentação de doença vascular, não se perde tempo, inicia-se logo a estatina pois o risco desse paciente é bem maior.
            Outro fator que impõe a presença da estatina é a presença de doença coronariana documentada, ou  seja, se esse paciente já fez cateterismo que mostrou algum grau de obstrução coronariana, se já teve infarto ou se já realizou cirurgia cardíaca de revascularização (pontes de safena e/ou mamárias). Esse paciente toma estatina independente do nível do colesterol porque a estatina, além de abaixar o colesterol, tem a propriedade de proteger o vaso, impedir ou retardar a progressão das placas de gordura que entopem os vasos.
            As estatinas agem no fígado, impedindo a formação do colesterol nele, portanto pode haver alguma toxicidade para o órgão. Se acontecer, é transitória e reversível com a suspensão do remédio. Além disso, um efeito colateral que pode acontecer é a toxicidade muscular que pode ser evidenciada por dor muscular ou por elevação de uma enzima no sangue chamada creatinofosfoquinase (CPK) que evidencia a presença de lesão muscular. Essa também é reversível facilmente com a suspensão do medicamento.
            As estatinas são ferramentas maravilhosas para prevenção e tratamento de pacientes com problemas de colesterol e doenças vasculares. Quando prescritas, é importante ter o conhecimento de seu campo de ação e que seu benefício vai bem além de simplesmente abaixar o colesterol.
            Fale com seu médico!
            Um abraço!

9 comentários:

  1. Texto muito elucidativo, de fácil compreensão e total esclarecimento. Obrigada Dr. Alex pela oportunidade de adquirir informações e conhecimentos sobre nosso corpo e nossa saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Letícia! O objetivo do blog é esse! Feliz com sua participação!

      Excluir
  2. Exelentes informações. Normalmente nos consultórios não há tempo para tantas elucidações. Parabéns Dr. e espero que continue nos agraciando com a divisão de sua experiência. Élcio Santiago/R.Ostras-RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Élcio! Eu que agradeço a participação.
      Espero poder ajudar sempre!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Assisti uma reportagem no Globo Reporter falando da erva matte queimada, que ajudaria, junto com as estatinas, a baixar o colesterol. Tenho um amigo que garante que sem o matte(só com medicação) seu colesterol total ficava em torno de 200, 205 e com o matte está entre 190, 195, sendo que houve elevação do "bom".Isto tem comprovação científica? Obrigada.Lúcia Sampaio-RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lúcia, tem estudos que indicam que a erva mate contribui para redução do colesterol sim, assim como outros alimentos. Uma consulta a um nutricionista é a melhor escolha. Mas não nos deixemos levar, se o remédio foi prescrito, use. Não substitua!
      Obrigado!

      Excluir
  4. Que lindo seu blog parabéns, aproveito a oportunidade quero seguir o seu blog, não estou encontrar seguidores,deixo aqui meu blog e convido a todos fazer uma visita beijo sucesso.http://alternarsite.blogspot.jp/

    ResponderExcluir
  5. um surpresa boa!
    textos interessantes.
    obrigada!

    um beijo

    ResponderExcluir