domingo, 10 de fevereiro de 2013

Teste Ergométrico - Você já fez?


        Um exame comum de ser pedido e comumente realizado sob alguma reclamação pelos pacientes é o teste ergométrico. As pessoas não gostam de fazer força, suar e assim acabam reclamando e/ou postergando sua realização.   
         O exame é de muita importância para o cardiologista, encerra informações importantes que ajudam a diagnosticar, acompanhar e definir prognóstico. Para isso, são inúmeras as variáveis analisadas durante a realização do teste e brevemente vou falar delas.
         A tolerância ao esforço nos diz se o paciente está com excelente, boa, regular, fraca ou muito fraca tolerância ao esforço. Para medir isso temos não só a percepção subjetiva como cálculos que envolvem sexo, idade, quanto tempo durou o esforço, a velocidade e inclinação máxima que esteira atingiu e, associado, a presença ou não de sintomas além do cansaço normal do esforço. Alguns sintomas são importantes como dor torácica, falta de ar, tonteiras, vertigens, desmaios, etc.
         A pressão arterial é intensamente avaliada durante o exame, ela é medida no início e ao longo do teste e após o término do esforço, várias vezes. Dependendo da resposta, isso pode ajudar definir hipertensão arterial, grande probabilidade de hipertensão e fatores de mais gravidade como a queda da pressão arterial durante o esforço.
         O eletrocardiograma que é registrado durante todo o teste tem uma importância especial pois se o realizado em repouso tem várias limitações, durante o esforço, com o coração taquicárdico (batendo rápido) e com alto consumo de oxigênio, ele adquire novas perspectivas. Um paciente que tem obstruções nas coronárias por exemplo, pode ter um exame normal em repouso e o registro  se alterar completamente no esforço. Outro aspecto é avaliar a presença ou não de arritmias cardíacas, que são problemas no ritmo dos batimentos cardíacos.
         Não só a reação ao esforço é importante, a capacidade de retorno do corpo aos padrões de repouso também são avaliadas  no teste ergométrico. Por isso e por tantas outras coisas que não tem como serem descritas aqui, esse exame é de suma importância e deve ser realizado tanto para diagnóstico como acompanhamento em pacientes com vários problemas cardiovasculares.  Por isso tudo, quanto mais longo, maior a frequência cardíaca atingida, mais válido é o teste. 

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor, valeu! Fábio

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço Fábio! Compareça e comente sempre! O objetivo é esse! Informar e esclarecer!

    ResponderExcluir