sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Menopausa



            Com a chegada da menopausa, o organismo feminino sofre diversas alterações associadas principalmente a redução da atividade estrogênica e muitas delas são de importância do ponto de vista cardiovascular. Embora nas idades mais jovens os homens padeçam mais de doenças cardiológicas do que as mulheres, após a menopausa essa estatística praticamente se iguala. Existe uma maior tendência ao desenvolvimento de obesidade, hipertensão arterial, problemas com o colesterol (aumento do colesterol ruim – LDL - e redução do colesterol bom - HDL) o que culmina com o desenvolvimento de doença coronariana e infarto do miocárdio.
            A partir dessa época da vida, todos os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Se existe o tabagismo, ele deve ser combatido com veemência, a alimentação deve ser vigiada de perto, exames médicos devem ser feitos mais amiúde e a atividade física, após avaliação médica, é importante aliada da saúde.
     Outra afecção que acomete comumente mulheres pós-menopausa é a osteoporose, existe uma perda da massa óssea natural e uma dieta rica em cálcio e vitamina D associado a atividade física ajudam muito a prevenir ou evitar a progressão da osteoporose. É um problema silencioso e a mulher pode não saber que tem até sofrer uma fratura e, à partir daí, sofrer as consequências.
           Outra documentação importante da menopausa é que o risco de câncer de mama aumenta com a idade e nessa época os exames de mamografia devem ser feito de forma rotineira.
            A reposição hormonal deve avaliada caso a caso com o ginecologista e cardiologista dependendo do risco da paciente pois embora possa haver benefício na prevenção cardiovascular e na osteoporose, pode ser contraindicada quando há risco ou documentação de câncer de mama ou de útero.
            Um grade abraço! 

4 comentários:

  1. Tudo fica mais difícil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma nova fase, mas nada impede a mulher de vivê-la plenamente e feliz. Com qualidade!
      Obrigado!

      Excluir
  2. Ha algumas décadas a mulher na menopausa era uma vovó e não esperava muito mais da vida.Hoje é bem diferente,estamos na menopausa,mas lindas e desejáveis,badalando,trabalhando,casando de novo ou namorando muito!Então,vamos seguir as recomendações médicas,ficar linda por dentro e por fora e esticar ao máximo e com qualidade esta coisa maravilhosa chamada VIDA. Ana Paula,50 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Ana Paula! Você foi perfeita em seu comentário.
      Obrigado pela excelente participação!
      A mulher na menopausa não tem de abrir mão de suas realizações profissionais ou pessoais!
      Um abraço!

      Excluir