segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Angioplastia e stents


              No texto sobre o cateterismo, relatei que uma das consequências da realização do cateterismo é ter de se submeter a uma angioplastia  coronariana e então vi necessidade de escrever um outro texto explicando o que vem a ser a angioplastia.   
            A angioplastia é uma forma de tratar obstruções vasculares, no caso aqui das artérias coronárias, que consiste em:

1 – acessar o vaso obstruído com o cateter;
2 – no local exato, inflar um balão (existente no cateter) e abrir a lesão obstrutiva  e restabelecer o fluxo;

            Essas duas etapas já são suficientes para desobstrução, mas somente isso tem um índice alto de recorrência, então opta-se por, através do mesmo acesso, implantar uma prótese que é impactada sob alta pressão na parede interna do vaso para manter o vaso aberto. Essas próteses são chamadas de "stents".
            A angioplastia com implante de stent tem sido arma importantíssima na luta contra o infarto do miocárdio, na resolução da doença coronariana e na melhora da qualidade de vida do paciente. Mas é importante salientar que, não havendo mudança no estilo de vida ou não havendo adesão adequada ao tratamento, vasos já abertos e com stents podem voltar a ficar obstruídos e podem aparecer novas obstruções em outros vasos. O combate maior continua sendo contra os maus hábitos, contra a hipertensão, contra o colesterol, contra o  sedentarismo, contra o tabagismo e contra a obesidade.



2 comentários: